Quem Ama, Agrada!
sexta-feira, fevereiro 26, 2010 | Author: S.O.S Resgate
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele... Se alguém me ama guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada.” (João 14:21-23)

“Você me ama? Então prove”. Essa frase muito comum revela algo bastante presente nas relações interpessoais: não há nada de abstrato no amor. O amor pode ser provado e, basicamente, nós entendemos assim: Se você ama alguém, você faz aquilo que lhe agrada. O mesmo se dá com Deus. Jesus ensina nesse texto que “aquele que diz amar a Deus” também “guarda seus mandamentos”.

Você ama a
Deus? Segundo pesquisa do IBOPE, 99% dos brasileiros crêem em Deus. Se perguntarmos quem ama a Deus, provavelmente a maioria responderá positivamente: eu amo. Afinal quem não amaria a Deus, oras? Pode-se crer nele e não amá-lo? Mas, aqueles que dizem que amam a Deus, de fato o amam? Como pode uma sociedade que afirma crer em Deus e (supostamente) amá-lo, ser tão perversa e decadente?

Jesus disse que quem o ama, também guarda suas palavras (seus mandamentos). Para Cristo, amar e agradar são verbos correlatos. É até possível agradar a alguém que não se ama. Pode-se fazer isso por medo, por constrangimento, por coerção. Mas não se pode amar sem desejar fazer a vontade daquele que é objeto do nosso amor. Pergunto novamente: Você ama a Deus? E você o obedece? Aqui surge uma dificuldade: Amo a Deus? Claro que sim! Se eu O obedeço? Bem... Nem sempre... Algumas vezes...  Então o dilema é: Tenho certeza que amo a Deus, mas também sei que não o obedeço fielmente. Não faço tudo sempre certo; falho muitas vezes. Então, amo ou não amo?

Nossa obediência está longe de ser perfeita, mas ainda é a melhor forma de aferirmos o grau de nossa devoção e amor a
Deus. Quando o desobedecemos, agimos movidos por um impulso egoísta. Fazemos o que nos interessa, o que nos traz satisfação. Mas não podemos interpretar ‘obediência’ como apenas um ‘cumprimento do dever’ pois o que Jesus nos ensina é algo maior. Ele fala sobre guardar sua Palavra. Isso é mais que obedecer. Devo ser um guardião dos ensinamentos. Ora, o quê faz um guardião? Defende aquilo que está sob sua guarda. Quem guarda, guarda porque valoriza, porque preza. Guarda para ter e manter. Guarda porque se preocupa com a integridade daquilo que tem.

Quando crianças, aprendemos que devemos ser bonzinhos e obedientes para, quando morrermos, irmos para o céu. É interessante observar o quê
Jesus diz acerca disso. Ele não usa a figura do céu ou do inferno para nos motivar e/ou intimidar. Antes, apela para os benefícios do amor e da comunhão. A quem o obedecer, promete: “... será amado de meu Pai e viremos à Ele e faremos nEle morada” (João 14:23). Portanto, o conceito bíblico de Céu, é mais do que um lugar bom preparado para os obedientes. Deus vem morar em nós antes mesmo da gente ir morar com Ele
. O Céu é Presença. O Céu é Deus em mim. O Céu é Deus em nós.

Graça e Paz!!!
|
This entry was posted on sexta-feira, fevereiro 26, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: