Bom Demais Pra Ser Verdade!
segunda-feira, fevereiro 15, 2010 | Author: S.O.S Resgate
“João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos fossem perguntar a ele: O Senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro? Naquele momento Jesus curou muitas pessoas das suas doenças e dos seus sofrimentos, expulsou espíritos maus e também curou muitos cegos. Depois respondeu aos discípulos de João: Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram. Digam a ele que os cegos vêem, cós coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres recebem o evangelho. E felizes são as pessoas que não duvidam de mim” (Mateus 11:2 + Lucas 7:21-23)

“Será que Jesus é mesmo quem a Bíblia diz ser?” – Você já se perguntou isso? Ou algo semelhante? Você já passou pela situação de, mesmo tendo crido, chegar num momento de questionar sua fé e vacilar?

João Batista passou por isso. E o interessante é que suas dúvidas não surgiram em decorrência dele estar encarcerado (o que seria normal). João não manda mensageiros até Jesus para perguntar-lhe: “Senhor, és tu aquele que vai me libertar desta prisão?” A questão de João não era decorrente de um sentimento de falta de cuidado ou amor divino. Era uma questão de “autenticidade”. O que João queria saber era: “Posso crer?”.

Certamente João Batista vira ou ouvira falar de falsos messias e das conseqüências trágicas em segui-los. João identificara Jesus como o “Cordeiro de Deus” e cria que Ele, de fato, era o Messias predito. Mas, na prisão, João recebe notícias que o fazem duvidar. Ele fica sabendo das maravilhas operadas por Jesus. Interessante, não é? Alguns incrédulos ouvem testemunhos de milagres e obras fantásticas e dizem: “Eu creio”. Enquanto outros que até acreditam ouvem a mesma coisa e dizem: “Será?”.

Por paradoxal que fosse a verdade era que o que fez João desconfiar de Jesus foram as próprias obras Dele. Era bom demais para ser verdade. Então João envia seus discípulos perguntando: “És tu mesmo?” E eu fico pensando: o que João esperava como resposta? Se Jesus dissesse: “Sou”, isso seria satisfatório para João? Muitas vezes nossas perguntas a Deus ficam sem as respostas que esperamos porque Ele sabe que o que desejamos ouvir não é o que vai nos satisfazer; apenas dará origem a outro questionamento.

Quando Jesus recebe os discípulos de João Batista e ouve sua pergunta, Ele simplesmente começa a operar uma série de curas e libertações bem ali diante dos olhos dos mensageiros. E depois diz: “Voltem e contem a João o que viram”. Não diz nem “sim”, nem “não”. De fato, não respondeu com palavras. Apenas agiu. E não agiu de uma forma nova, surpreendente. Fez o que vinha fazendo sempre. Fez o que João já sabia. João ouviu falar dos milagres de Jesus e desconfiou. Jesus ouviu falar da desconfiança de João e o que fez? Milagres!

Entendo que a grande lição aqui é: dúvidas vão surgir e Jesus sempre responderá fazendo o que sempre fez. Isso se chama “coerência”. Você já conhece o "modus operanti" de Deus, já sabe como Ele age. Tem muita gente esperando de Deus algo “novo” para Deus provar que é Deus mesmo. Tem gente desafiando Deus a fazer algo absolutamente incontestável. Algo no qual sua fé possa se estribar, se fundamentar e não vacilar mais. Mas a verdade é que só é possível crer se é possível não crer. Onde a verdade é incontestável, não há espaço para a fé. Por isso é que, a Bíblia diz que “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor” e, no entanto, essa confissão não será uma confissão de fé. Será a constatação final daqueles que descreram e que agora só dobram os joelhos diante da verdade feita Fato.

Os discípulos voltaram e acabaram por contar a João novidade nenhuma. Disseram a mesma coisa que outros disseram. A mesma coisa que João já sabia. Então o que entendemos com isso é que Deus está nos falando que: quando a dúvida bater, quando a fé capengar, o que podemos fazer é olhar para o passado e para o que Deus já fez na nossa vida. Porque, no fim das contas, é o que Ele sempre continuará fazendo. Mesmo que seja para a fé de uns e para a descrença de outros.





Graça e Paz!!!
|
This entry was posted on segunda-feira, fevereiro 15, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: