Graças à Deus Sou Quem Sou!
sexta-feira, março 05, 2010 | Author: S.O.S Resgate
O que valoriza o ser humano? O que faz com que você tenha valor ou que se sinta valorizado? No mundo há vários fatores "promotores" da auto-estima: ser o primeiro, ser o melhor, etc. Mas o texto abaixo, escrito pelo apóstolo Paulo, vai na contramão das propostas da atualidade.
"Pela graça de Deus, sou o que sou e a sua graça para comigo não foi vã." (I Coríntios 15:10a)

Para
Deus, não importa ser o primeiro, importa SER.

Paulo diz que foi o último a receber a revelação do
Cristo Ressuscitado. Ele diz que Cristo apareceu a Pedro e a Tiago, aos demais apóstolos, a uns quinhentos irmãos e "por último de todos apareceu também a mim". Ninguém gosta de ser o "último a saber". Mas Paulo mostra que isso não era fator desmotivador para ele. Ele entendia que, se existe um lugar em que não importa ser o último, esse lugar é o Reino de Deus. O que importa é Ser. O que conta é fazer parte; estar dentro; estar incluído.

Não importa receber apenas, importa compartilhar!

Paulo inicia o capítulo 15 dizendo: "primeiramente, irmãos, vos entreguei o que também recebi: que
Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras." (v.3).

Muitos determinam seu próprio valor pelas coisas que recebem: elogios, presentes, reconhecimentos, afagos, ofertas. Quanto mais eu recebo, mais sou querido; pensam. Paulo conseguia se ver importante, não pelo que recebera, mas pelo que entregava: a mensagem do Evangelho.

Dar é o mais importante aferidor de valor da alma humana. Baixa auto-estima geralmente é coisa de quem se doa pouco.

Não importa ser o maior, importa servir mais!
Paulo escreveu: "eu sou o menor dos apóstolos". Mas essa declaração não era nenhum tipo de lamento do tipo 'ninguém liga pra mim'. O que autenticava o ministério de Paulo está expresso em outra frase sua: "trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo". Paulo podia dizer: sou o menor, mas sou o que mais produz, o que mais trabalha. E era verdade! No reino animal, o elefante é o maior, mas na Bíblia quem dá exemplo é a formiguinha (citada em diversos textos de Provérbios como exemplo de trabalho).

O que torna você importante não é ser o MAIOR da sua igreja, da sua denominação. Há algum tempo atrás um pregador disse que recebeu uma revelação de um anjo que lhe mostrava uma lista com os "Maiores Pregadores do Mundo". E seu nome estava no 2° lugar. E o pior é que tem gente preocupadíssima pra saber quem é o primeiro nesse Guiness Book Divino!!! Muito mais importante é TRABALHAR, dar o melhor, servir mais. É isso que "autentica o ser".

Não importa título, importa a vocação!

É impressionante como tem gente que se importa com títulos. Outro dia um chamou a atenção de um pobre coitado que o tratou por "irmão": "Irmão não; Pastor! Senão o pessoal não aprende a ter respeito", disse.

Paulo diz que não merecia ser chamado "apóstolo" por causa do seu passado de perseguição à Igreja. Dizia ele: "Não mereço ser chamado apóstolo... mas, graças à
Deus, o que sou, sou". Valorize o seu chamado, a sua vocação. É Deus quem te nomeia!

Não importa "quem faz", importa que "seja feito".

Muitas vezes nos preocupamos que o nosso nome apareça nos "créditos" de alguma obra. Nos chateamos se somos esquecidos ou omitidos. Paulo diz algo interessantíssimo sobre isso nesse texto: "... ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido". Ele está escrevendo a igreja de Corinto (onde alguns tinham um pé atrás em relação a sua liderança) e olha o que diz (em outras palavras): Não importa se fui eu ou se foram os outros apóstolos que pregaram. O que importa é que vocês CRERAM! Glória à
Deus!

Meus irmãos, tem gente disputando "paternidade" espiritual à todo custo. "Fulano, fui eu que ganhei para
Jesus. Fui eu que gerei, fui eu que pari, eu que evangelizei. A pedrinha vai para Minha coroa". Misericórdia! Só falta ir parar no programa do Ratinho com um exame de DNA.

O mundo pode valorizar ser o autor, ser o primeiro, ser o melhor, o maior, ter mais títulos honoríficos.
Deus, entretanto, considera o SER (estar incluso), o FAZER (doar, contribuir, compartilhar), o SERVIR, a VOCAÇÃO, a OBRA FEITA e a missão cumprida!

Graça e Paz!!!
|
This entry was posted on sexta-feira, março 05, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: