Quem Ama, Agrada!
sexta-feira, fevereiro 26, 2010 | Author: S.O.S Resgate
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele... Se alguém me ama guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada.” (João 14:21-23)

“Você me ama? Então prove”. Essa frase muito comum revela algo bastante presente nas relações interpessoais: não há nada de abstrato no amor. O amor pode ser provado e, basicamente, nós entendemos assim: Se você ama alguém, você faz aquilo que lhe agrada. O mesmo se dá com Deus. Jesus ensina nesse texto que “aquele que diz amar a Deus” também “guarda seus mandamentos”.

Você ama a
Deus? Segundo pesquisa do IBOPE, 99% dos brasileiros crêem em Deus. Se perguntarmos quem ama a Deus, provavelmente a maioria responderá positivamente: eu amo. Afinal quem não amaria a Deus, oras? Pode-se crer nele e não amá-lo? Mas, aqueles que dizem que amam a Deus, de fato o amam? Como pode uma sociedade que afirma crer em Deus e (supostamente) amá-lo, ser tão perversa e decadente?

Jesus disse que quem o ama, também guarda suas palavras (seus mandamentos). Para Cristo, amar e agradar são verbos correlatos. É até possível agradar a alguém que não se ama. Pode-se fazer isso por medo, por constrangimento, por coerção. Mas não se pode amar sem desejar fazer a vontade daquele que é objeto do nosso amor. Pergunto novamente: Você ama a Deus? E você o obedece? Aqui surge uma dificuldade: Amo a Deus? Claro que sim! Se eu O obedeço? Bem... Nem sempre... Algumas vezes...  Então o dilema é: Tenho certeza que amo a Deus, mas também sei que não o obedeço fielmente. Não faço tudo sempre certo; falho muitas vezes. Então, amo ou não amo?

Nossa obediência está longe de ser perfeita, mas ainda é a melhor forma de aferirmos o grau de nossa devoção e amor a
Deus. Quando o desobedecemos, agimos movidos por um impulso egoísta. Fazemos o que nos interessa, o que nos traz satisfação. Mas não podemos interpretar ‘obediência’ como apenas um ‘cumprimento do dever’ pois o que Jesus nos ensina é algo maior. Ele fala sobre guardar sua Palavra. Isso é mais que obedecer. Devo ser um guardião dos ensinamentos. Ora, o quê faz um guardião? Defende aquilo que está sob sua guarda. Quem guarda, guarda porque valoriza, porque preza. Guarda para ter e manter. Guarda porque se preocupa com a integridade daquilo que tem.

Quando crianças, aprendemos que devemos ser bonzinhos e obedientes para, quando morrermos, irmos para o céu. É interessante observar o quê
Jesus diz acerca disso. Ele não usa a figura do céu ou do inferno para nos motivar e/ou intimidar. Antes, apela para os benefícios do amor e da comunhão. A quem o obedecer, promete: “... será amado de meu Pai e viremos à Ele e faremos nEle morada” (João 14:23). Portanto, o conceito bíblico de Céu, é mais do que um lugar bom preparado para os obedientes. Deus vem morar em nós antes mesmo da gente ir morar com Ele
. O Céu é Presença. O Céu é Deus em mim. O Céu é Deus em nós.

Graça e Paz!!!
Quando Deus Fala!
sexta-feira, fevereiro 19, 2010 | Author: S.O.S Resgate
"A mão de Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles" (Esdras 8:22b)

Conhecer a
Deus implica compreender Sua mensagem. Identificar a Sua voz. Eis aqui, uma questão que causa dúvida para muitas pessoas, inclusive cristãos. Como posso ouvir Deus? Quando saberei que é Ele quem fala comigo? Nesse, digamos anseio, muitos se perdem. São enganados. É nesse cenário que os falsos profetas, ganham força. Não teriam sucesso, se não houvesse público. Mas, tanto no passado, como no presente eles estão atuantes. E provam o coração dos homens: 


"Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração e com toda a vossa alma" Deteronômio 13:3

Por que,
Deus precisaria nos provar? Não seria mais fácil, banir os falsos profetas? Não! Nesse ensinamento, está o livre arbítrio. Eu escolho a quem ouvir, e a minha escolha, revela os desejos do meu coração. Servir a Deus, é uma escolha, amá-Lo, também. Ele considera nossas escolhas, para isto nos criou. Não como meros robôs, mas, como seres com capacidade de discernimento.

Com tristeza, e espanto, vemos a Igreja de Cristo, sendo enganada por toda sorte de falsos ensinamentos. "Ouvir a
Deus", se tornou banal. Se antigamente os ungidos profetas, com autoridade, diziam: "Assim diz o Senhor", e as palavras assim ditas, se perpetuaram como fogo consumidor, hoje, em toda parte, ouve-se: "Deus falou comigo", palavras de um egocentrismo para Deus, sem valor.

Entregar a
Deus o coração. Enquanto, não houver, entrega total e verdadeira, abandono do pecado, arrependimento, renúncia e mudança de direção, ouvidos e olhos, não perceberão se é Deus quem fala. Foi Jesus, mesmo quem disse: "minhas ovelhas, não seguirão os estranhos, antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos" João 10:5. Deus fala hoje, com a mesma intensidade que falou aos profetas do Antigo Testamento. Mas, quando identificar Sua voz? "As ovelhas saberão identificar".



"A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles". (Isaías 8:20)

Deus fala, em voz audível. Quando Ele fala, tudo se modifica. A mensagem vai direto ao coração. Uma comunhão diária e verdadeira com a Palavra de Deus nos dá discernimento. Quando Ele envia seus servos para nos falar, sempre, nos confirma com a Sua Palavra. A Lei e ao Testemunho! Eles não mentem! Ainda que Ele use "corvos", para te alimentar, te fará saber: "Sou eu quem falo contigo".

Ah, se o mundo compreendesse o valor e o poder da Palavra! Com tristeza, vejo o homem se colocando no lugar de
Deus: "Mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali" Isaías 28:10. E o jugo, vai se tornando pesado, os rituais se multiplicando, e a simplicidade do Evangelho, vai sendo substituída por invenções humanas. Que não tem poder de libertar, mas de escravizar.

Não tenha pressa para ouvir
Deus. Procure se comunicar com Ele, através da oração. Passe tempo com Deus. Se derrame diante Dele. Foi quando Ana, O buscou com todo o seu coração, que Deus lhe respondeu: "Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente" I Samuel 1:10. E Deus falou com Ana, através do profeta Eli. Sua amargura, tornou-se em riso. O filho, tão desejado, foi gerado.

Um leproso, procurou ouvir
Deus. Saiu da multidão e adorou Jesus: "Senhor se quiseres, podes tornar-me limpo". Bastou uma palavra para a realização do milagre. Jesus disse: "Quero". Mateus 8:1-3. Deus é simples. O Evangelho é simples. Jesus veio revelando isto. Quem estava pronto para ouvi-Lo? Os humildes de espírito! Como crianças! Em sua pureza, elas também ouvem a Deus!

Que nesse murmurinho de vozes mundanas, possamos estar com os ouvidos apurados e prontos para ouvir
Deus nos falar. Sobretudo, que em nossos corações O Espírito Santo, Consolador, faça morada Eterna, porque através Dele teremos conhecimento de toda a verdade: "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece: Mas, vós o conheceis porque habita convosco e estará em vós" João 14:17.



Graça e Paz!!!
Bom Demais Pra Ser Verdade!
segunda-feira, fevereiro 15, 2010 | Author: S.O.S Resgate
“João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos fossem perguntar a ele: O Senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro? Naquele momento Jesus curou muitas pessoas das suas doenças e dos seus sofrimentos, expulsou espíritos maus e também curou muitos cegos. Depois respondeu aos discípulos de João: Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram. Digam a ele que os cegos vêem, cós coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres recebem o evangelho. E felizes são as pessoas que não duvidam de mim” (Mateus 11:2 + Lucas 7:21-23)

“Será que Jesus é mesmo quem a Bíblia diz ser?” – Você já se perguntou isso? Ou algo semelhante? Você já passou pela situação de, mesmo tendo crido, chegar num momento de questionar sua fé e vacilar?

João Batista passou por isso. E o interessante é que suas dúvidas não surgiram em decorrência dele estar encarcerado (o que seria normal). João não manda mensageiros até Jesus para perguntar-lhe: “Senhor, és tu aquele que vai me libertar desta prisão?” A questão de João não era decorrente de um sentimento de falta de cuidado ou amor divino. Era uma questão de “autenticidade”. O que João queria saber era: “Posso crer?”.

Certamente João Batista vira ou ouvira falar de falsos messias e das conseqüências trágicas em segui-los. João identificara Jesus como o “Cordeiro de Deus” e cria que Ele, de fato, era o Messias predito. Mas, na prisão, João recebe notícias que o fazem duvidar. Ele fica sabendo das maravilhas operadas por Jesus. Interessante, não é? Alguns incrédulos ouvem testemunhos de milagres e obras fantásticas e dizem: “Eu creio”. Enquanto outros que até acreditam ouvem a mesma coisa e dizem: “Será?”.

Por paradoxal que fosse a verdade era que o que fez João desconfiar de Jesus foram as próprias obras Dele. Era bom demais para ser verdade. Então João envia seus discípulos perguntando: “És tu mesmo?” E eu fico pensando: o que João esperava como resposta? Se Jesus dissesse: “Sou”, isso seria satisfatório para João? Muitas vezes nossas perguntas a Deus ficam sem as respostas que esperamos porque Ele sabe que o que desejamos ouvir não é o que vai nos satisfazer; apenas dará origem a outro questionamento.

Quando Jesus recebe os discípulos de João Batista e ouve sua pergunta, Ele simplesmente começa a operar uma série de curas e libertações bem ali diante dos olhos dos mensageiros. E depois diz: “Voltem e contem a João o que viram”. Não diz nem “sim”, nem “não”. De fato, não respondeu com palavras. Apenas agiu. E não agiu de uma forma nova, surpreendente. Fez o que vinha fazendo sempre. Fez o que João já sabia. João ouviu falar dos milagres de Jesus e desconfiou. Jesus ouviu falar da desconfiança de João e o que fez? Milagres!

Entendo que a grande lição aqui é: dúvidas vão surgir e Jesus sempre responderá fazendo o que sempre fez. Isso se chama “coerência”. Você já conhece o "modus operanti" de Deus, já sabe como Ele age. Tem muita gente esperando de Deus algo “novo” para Deus provar que é Deus mesmo. Tem gente desafiando Deus a fazer algo absolutamente incontestável. Algo no qual sua fé possa se estribar, se fundamentar e não vacilar mais. Mas a verdade é que só é possível crer se é possível não crer. Onde a verdade é incontestável, não há espaço para a fé. Por isso é que, a Bíblia diz que “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor” e, no entanto, essa confissão não será uma confissão de fé. Será a constatação final daqueles que descreram e que agora só dobram os joelhos diante da verdade feita Fato.

Os discípulos voltaram e acabaram por contar a João novidade nenhuma. Disseram a mesma coisa que outros disseram. A mesma coisa que João já sabia. Então o que entendemos com isso é que Deus está nos falando que: quando a dúvida bater, quando a fé capengar, o que podemos fazer é olhar para o passado e para o que Deus já fez na nossa vida. Porque, no fim das contas, é o que Ele sempre continuará fazendo. Mesmo que seja para a fé de uns e para a descrença de outros.





Graça e Paz!!!
Arrependimento, Uma Nova Vida!
sexta-feira, fevereiro 12, 2010 | Author: S.O.S Resgate
"Filho, perdoados estão os teus pecados" (Mc 2:5b)

O arrependimento é tema central da mensagem de salvação. Cristo morreu, para que tivéssemos a oportunidade de começar uma nova vida a partir do arrependimento. Ao aceitar a mensagem da cruz, de vida, morte e ressurreição e confessar Jesus como Senhor, o homem está assumindo sua culpa, redimindo seu passado e mudando a direção de seu futuro.

É isso que significa arrependimento: Mudar de procedimento. Também é sentir mágoa ou pesar por um erro cometido. Porém, há os que se arrependem apenas por um momento, voltando a cometer sempre os mesmos erros. Esses passam por muitos arrependimentos ao longo da vida, mas não alcançam a reconciliação eterna, possível apenas em Cristo Jesus.

É necessário, um "mergulho no Jordão", como pregava João, o Batista. É como se o homem se humilhasse ao pó da terra, de onde veio e ressurgisse para a glória eterna. "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino de Deus"
(Mt 3:2). No batismo das águas, o simbolismo de uma nova vida. João, o que "preparou as veredas para o Senhor", apontava as veredas eternas aos arrependidos.

É verdade, o ladrão na cruz, ao lado de Jesus, foi salvo sem adentrar nas águas do batismo. Porém, o seu ser, "mergulhou profundamente dentro de si mesmo", reconhecendo ser um pobre pecador. Se comoveu, se quebrantou e se voltou para o autor da vida. "Senhor, quero estar contigo, quando abrir meus olhos novamente". Os pecados daquele nobre homem foram redimidos, quando o sangue do Senhor escorria em seu santo corpo, descendo pelo madeiro da cruz, ali, estava o passado do malfeitor, escorrendo para o ventre da terra, sendo esquecido, para sempre.

Quando Cristo ressurgiu em sua glória, ressuscitado, aquele homem, com Ele estava. Sem arrependimento, não há salvação. É impossível, alguém ser moldado, renovado, sem entrega. Carpinteiros, só trabalham madeiras que lhe chegam às mãos. Somos essa madeira, Ele, o artífice.




"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, Nosso Senhor".
 Romanos 6:23

Graça e Paz!!!
Carnaval?!
segunda-feira, fevereiro 08, 2010 | Author: S.O.S Resgate


Estamos em uma data em que as pessoas comemoram o Carnaval - Carnaval quer dizer festa da carne - amados irmãos em Cristo, devemos ficar atentos pois nesta data o diabo tenta nos roubar a santidade - ser santo é ser separado do pecado – o inimigo se aproveita das mídias (televisão, rádio, revistas, etc.) para contagiar e convencer, as criaturas de Deus e os que O aceitaram, que tudo isso é maravilhoso.

Então
orem e vigiem, pois como lobo selvagem o diabo está a espreita, pronto para devorar e tragar as vidas que vacilarem. Cuidem para não serem contagiados pela prostituição, promiscuidade, erotismo e toda essa mentira de satanás. Busquem se santificar e renunciem o pecado, por mais bom que ele pareça. Não se deixem influenciar, mesmo que o mundo diga que é normal ou que aos olhos da carne pareça gostoso, não caia, mas firmem-se no SENHOR, porque Ele te sustentará e você prevalecerá e com isso pisarás  na cabeça da serpente e nome santo do SENHOR será glorificado.


Estejam no carnaval, mas sigam-no como um feriado e não como uma blasfêmia contra Deus.

Graça  e Paz!!!
Para Onde Fugiremos da Tua Face?
sexta-feira, fevereiro 05, 2010 | Author: S.O.S Resgate
“Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mal perante Ele?” (2 Sm 12.9a)

Davi, o ungido do Senhor
, rei de Israel, grande guerreiro, de cuja fé falamos até hoje, é um dos maiores exemplos de como o Senhor trata com Seus amados filhos. Tal privilégio, porém, não o impediu de pecar. O versículo acima trata da reprimenda recebida por ele após ter providenciado a morte de Urias, soldado do seu exército, com o intuito de desposar a mulher deste, Bate-Seba. Contingência? Não. Puro escrutínio! Davi sabia o que estava fazendo, desejou o que fez, dispôs de tempo mais do que suficiente para arrepender-se eficazmente – isto é, antes do fato consumado –, mas ainda assim não quis fazê-lo. Resultado: ira divina. No caso acima, Davi só aprendeu quando seu primogênito – fruto da união com Bate-Seba – morreu, cumprindo o vaticínio do Senhor.

O que mudou desde Davi até os nossos dias? Nada.
Deus Eterno é imutável, Seus desígnios, mandamentos, promessas, sanções, normas, misericórdia, Amor, Graça, etc, são imutáveis; sempre foram, são e sempre serão. Nada Lhe escapa. Há alguma coisa que possamos fazer ou pensar da qual Ele não tenha “prévio” conhecimento? “Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?” (Salmos 139.1-2, 7).

Vários motivos podem nos levar a tropeçar e cair na nossa jornada cristã, mas esses não vêm ao caso. Nossas ações e os resultados delas vão determinar nosso futuro, de bênção ou castigo, na medida em que, durante todo o processo pecaminoso, desde a sua concepção até a infeliz consumação e eventual persistência – em se tratando de uma ação continuada –, estão sob o absoluto controle e observação do Pai Celeste.

Se porventura decidimos pecar e não nos arrependemos, mas pelo contrário, persistimos no pecado, um prejudicial processo de esfriamento do Espírito Santo se instalará dentro de nós, culminando na queda espiritual. Sintomas principais da queda: indiferença quanto aos sucessivos erros – o que pode nos conferir a falsa sensação de auto-suficiência –, relutância quanto ao arrependimento e volta ao status quo ante, e, embora pareça contraditório, incômodo, pela consciência racional – não espiritual – da situação de erro. Não nos iludamos: estabelecido tal quadro, a sanção é inevitável.

Mas e a queda, é inevitável também? Claro que não. Diante de sua iminência, e da possível falta de resistência à tentação, devemos clamar copiosamente ao Senhor, para que intervenha imediatamente e ajude a nos afastar dali. Só Ele pode nos socorrer, de maneira poderosa e eficiente. Contudo, nosso deve ser o primeiro passo. “Sobre mim pesa a Tua ira; Tu me abates com todas as Tuas ondas. Mas eu, Senhor, clamo a Ti por socorro, e antemanhã já se antecipa diante de Ti a minha oração.”
(Salmos 88.7,13), diria o consciencioso Davi. Ainda que não sintamos vontade, devemos clamar por misericórdia!

Sejamos sábios e não esperemos pela queda; ao menor sinal de fraqueza, corramos para os braços de Quem tem a Força e o Poder para nos livrar do pecado!
 
Graça  e Paz!!!